Foto: Renan Mattos (Diário)
Mobilização de alunos coletou cerca de três toneladas
Depois de quase um mês de envolvimento, o resultado de uma ação escolar gerou espanto e reflexões. A atividade que começou no dia 26 de abril e terminou nesta quarta-feira propôs um estudo sobre consumo e meio ambiente. Cerca de 210 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Franciscano Sant'Anna participaram da iniciativa chamada Reciclagem: uma cultura para a sustentabilidade, que arrecadou materiais plásticos rígidos, como garrafas pet, embalagens de produtos de higiene e limpeza e galões de água, em Santa Maria.
UFSM ainda aguarda liberação de mais de 50% do orçamento anual
A ação buscou conscientizar sobre o consumo e descarte desses tipos de materiais. Cerca de três toneladas de resíduos foram coletadas e destinadas a uma cooperativa de reciclagem e a uma empresa especializada.
Segundo informações da equipe pedagógica que organizou a ação, o tema sustentabilidade da vida é necessário na conjuntura da comunidade. Por isso, a escola optou por ampliar as ações pedagógicas para além dos muros da instituição.
- O montante de materiais arrecadados é impactante e nos leva à reflexão sobre nossas próprias atitudes - avaliou Andrelisa Goulart de Mello, coordenadora pedagógica do Setor 4 do colégio.
Travestis e transexuais já podem solicitar uso do nome social para o Enem
A partir do projeto, professores e alunos perceberam algumas lacunas relacionadas à gestão ambiental e à conscientização da população. Uma dessas questões, conforme a equipe, aponta que Santa Maria não possui um plano de estratégia para a coleta de materiais plásticos rígidos.